top of page

Resenha - Salem


O que falar de um livro escrito pelo Stephen King (S.K)?! Primeiramente, preciso dizer que ele é um dos meus autores preferidos desde o primeiro livro que li dele (O iluminado), então esteja avisado que nessa resenha pode ter sim, ataque de fangirl. Salem foi o segundo livro escrito pelo tio King autor em 1975, e já no começo da carreira S.K já mostrava seu potencial para a escrita. É em Salem que o autor começa a mostrar o que futuramente seria sua fama de ser um autor prolixo. A narrativa ocorre em dois períodos temporais; nos dias presentes com um homem alto e um menino fugindo, até o momento em que ambos decidem que precisam voltar e terminar o que haviam começado na cidade de Salem’s Lot. Então somos transportados para o passado onde acompanhamos o desenrolar dos fatos que acarretaram na fuga dos personagens.

Os capítulos são intercalados entre o ponto de vista dos personagens principais e o da cidade, que de longe foram os capítulos que eu mais gostei, onde o ritmo da leitura crescia e se tornava quase impossível largar o livro.

A narrativa ocorre em dois períodos temporais; nos dias presentes com um homem alto e um menino fugindo, até o momento em que ambos decidem que precisam voltar e terminar o que haviam começado na cidade de Salem’s Lot. Então somos transportados para o passado onde acompanhamos o desenrolar dos fatos que acarretaram na fuga dos personagens.

Os capítulos são intercalados entre o ponto de vista dos personagens principais e o da cidade, que de longe foram os capítulos que eu mais gostei, onde o ritmo da leitura crescia e se tornava quase impossível largar o livro.

Quanto aos personagens, vale dizer antes que o mistério gira em torno dos acontecimentos da pacata cidade de Salem (Jerusalem’s Lot), dessa forma, somos apresentados a muitos personagens, uma cidade inteira deles, onde acompanhamos sua rotina, conhecemos seus segredo e personalidades, mesmo que o personagem vá morrer dali a poucas páginas.

Quando se trata de criar personagens marcantes e complexos, com sentimentos e ações tão tangíveis e profundas que beiram a realidade, Stephen King se supera.

Salem é um livro incrivelmente bem escrito a la King. O livro foi anteriormente publicado como (selecione o espaço em branco se você não liga para spoilers) * A hora do vampiro * que revelava o mistério por trás do livro, coisa que nós leitores só vamos descobrir dá metade do livro. O clima de suspense do livro é crescente e a cada página a atmosfera vai se tornando mais sinistra. Mas nem tudo são flores, em alguns momentos senti falta de um mapa da cidade já que ela em si é um personagem do livro e a maior parte da história têm discrição de ruas e lugares, e nessa parte me senti confusa sobre a proximidade de um lugar para o outro. Enfim, o livro é uma ótima opção para quem ainda têm dúvidas de onde começar a ler Stephen King

Procure por Tags
Nenhum tag.

Leituras em andamento

bottom of page